Novos looks com a roupa que já tens no armário? É possível

roupa que já tens

A ROUPA QUE JÁ TENS

Podes dar uma reviravolta ao teu armário e criar novos looks com a roupa que já tens! Queres saber como?

Eu sei que estamos constantemente a ver por todo o lado – quer seja na TV, nas revistas, na Internet,  etc. – pessoas a usar conjuntos diferentes todos os dias. Também sei que isso dá vontade de comprar alguma roupa diferente, tentar copiar o look daquela influencer talvez, ou simplesmente refrescar o nosso armário com alguma novidade. 

Ora não há nada de mal em querer trazer novidade ou brincar com a moda, o que pode é ter um efeito colateral negativo, que compres alguma coisa que depois só uses uma vez. 

Tenho a dizer-te que um modelito diferente para cada dia JÁ NÃO ESTÁ NA MODA. O que está na moda agora é ser-se inventivo e conseguir montar visuais diferentes com a roupa que já tens no armário.

Hoje em dia, até mesmo as pessoas mais conhecidas, por exemplo celebridades, actrizes e influencers repetem roupa. Há uma mudança de atitude muito positiva que leva essas pessoas famosas a usar a mesma roupa várias vezes com orgulho. 

Então, ser capaz de construir conjuntos novos e diferentes a partir de um número limitado de itens é emocionante e prova a tua criatividade! Ao fazeres novos outfits com a mesma roupa, cultivas e desenvolves o teu estilo pessoal, aquela forma de vestir e de conjugar que é só tua e não uma mera reprodução!

#CLOSETStorming
#CapsulaMOOD
#ArmarioReinventado

Até se és adepta das revistas de moda, vais ver que as tendências estão a mudar. Muitos desenhadores, estilistas e marcas estão cada vez mais a focar-se nas premissas da sustentabilidade, ética e respeito. Se folheares a Vogue – não pode haver revista mais icónica de moda – vais ver o apoio e a apologia na repetição de roupas, inclusive em ocasiões mais especiais. 

O que é de condenar nos dias que correm é justamente o contrário: vestir peças apenas uma vez. E além de ser triste, também é perigoso e egoísta. Muito sucintamente, se me estás a ler já sabes alguma coisa sobre o perigo do descarte inconsciente de roupa e a pegada ambiental da indústria da moda.

roupa que já tens
roupa que já tens

Se tiveres em atenção os seguintes pontos, vais conseguir trazer novidade à tua forma de vestir só com aquilo que já tens no teu roupeiro:

A DISPOSIÇÃO DAS ROUPAS

Ter um armário organizado ajuda muito a que possas fazer novos looks com a roupa que já tens. Dispor as peças de forma visível nos cabides, prateleiras e gavetas, faz com que saibas tudo o que tens no armário. Apazigua a vista e “obriga-te” a conhecer tudo aquilo que tens. Ter peças perdidas no fundo do roupeiro vai ser uma coisa do passado! 

A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DAS PEÇAS NO ROUPEIRO ajuda a que a conceptualização de novos looks se veja facilitada. Porque sabes onde estão todos os teus vestidos, os teus casacos ou as tuas t-shirts. Uma boa disposição das roupas pode fazer com que olhes para a roupa que já tens com um interesse renovado, como se estivesses a olhar para as peças numa loja. 

Por exemplo, se te deparares com alguma inspiração para um look, podes facilmente fazer uma visualização mental daquilo que tens e perceber logo se vais poder construir algo semelhante/ inspirado ou não. 

OLHOS ATENTOS SEMPRE

Faz um bom uso do Instagram, do Pinterest e dos sítios onde navegas online. Agora nestes meses pode ser que tenhas estado mais tempo na Internet, só para passar o tempo. Faz render o teu tempo na Internet e presta atenção. A inspiração para um novo look com a roupa que já tens pode surgir a qualquer momento. Ou então faz buscas activas mesmo, já com com alguma ideia primária em mente. Pode ser que alguma coisa desperte em ti uma nova ideia para conjugares de maneira diferente a roupa que já tens no armário, algo que não tenhas pensado antes! 

Tenho a certeza que vais encontrar novas fórmulas de looks que apresentem itens semelhantes aos que já possuis!
APRENDER NOVAS ARTES

Aprender novas artes e novas manhas pode ajudar-te a trazer novidade e frescura para o teu armário, sem comprar absolutamente nada! 

A ARTE DAS CAMADAS é algo que deves trabalhar, às vezes é necessário fazer várias tentativas, experimentar sobrepor várias peças e entender o que fica bem com quê. Podes dar um novo giro a uma camisola e colocá-la sobre um vestido! Vai parecer que estás a usar uma saia. Estás a conseguir um novo visual com a roupa que já tens, estás a conjugar de uma nova maneira, estás a multiplicar o teu guarda roupa!

A ARTE DO STYLING. Pequenos detalhes de styling fazem a diferença, não tenho dúvidas. Enrolar as mangas da tua camisa ou dobrar a bainha dos teus jeans, entalar uma ponta da camisola na zona da cintura, arregaçar as mangas de um casaco e mostrar intencionalmente os punhos da camisa que está debaixo, colocar o blazer pelos ombros, dar um nó na camisa… Tudo te pode ajudar a modificar subtilmente um conjunto de roupa que antes até achavas achavas aborrecido. 

roupa que já tens
roupa que já tens
DESAFIOS

Porque não auto desafiares-te e passares uma tarde a tentar criar looks novos com a roupa que já tens? Experimenta tudo, mesmo que aches que algum conjunto não vai funcionar. Podes ter surpresas agradáveis e estás a exercitar a tua própria criatividade. Pode não funcionar, mas isso não significa que estejas a perder o teu tempo; estás a fazer algo por ti e pela roupa que já tens no armário. No pior dos casos, vais comprovar o que realmente não funciona! Ou seja, não é em vão. 

Tenta criar o máximo possível de combinações diferentes. EXPERIMENTA, BRINCA, DIVERTE-TE! Testa-os ao espelho, certifica-te de que são confortáveis para as actividades que o dia a dia exige e tira fotografias. Vais ficar com um catálogo de looks que vai ser uma ferramenta muito útil para usar pelas manhãs, se estiveres com falta de ideias sobre o que vestir.

Há outros tipos de desafios. Viste o desafio #armariocarrossel que fizemos no mês passado pelo Instagram? Quando fazemos desafios em comunidade, sentimo-nos mais motivados. Se experimentares, aposto que vais concordar comigo. 😉

roupa que já tens

Neste artigo...

Espero que possa ter lançado alguma luz sobre esta matéria e que tenha ficado claro que tu também podes fazer novas conjugações com a roupa que já tens! É preciso CRIATIVIDADE, BOA VONTADE, PACIÊNCIA, ATENÇÃO e ORGANIZAÇÃO 😉

Obrigada por estares desse lado! Até à próxima!

Sara.

1 thought on “Novos looks com a roupa que já tens no armário? É possível”

  1. Pingback: 6 Passos Para Uma Transição De Armário Sem Stress | A Capsula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *