Histórias de cor: Dá colorido ao teu armário.

histórias de cor

HISTÓRIAS DE COR

Não abdiques da cor! Há uma maneira mais fácil de trabalhá-la no teu armário, sem perderes o controlo!

Trabalhar a cor num armário tem muito que se lhe diga. Muitas vezes optar por tons neutros pode ser a resposta quando sentimos mais dificuldade em combinar umas cores com outras. Mas eu proponho outra abordagem: histórias de cor. Mas o que isto de histórias de cor? 

Quem está familiarizado com as áreas têxtil, comunicação e moda, sabe certamente sobre o poder das cores. 

Ao entrar numa loja as histórias de cor são estrategicamente colocadas para apelar à compra. Não venho aqui falar de compras, nada disso! Mas podemos usar as histórias de cor quando estamos a fazer as nossas cápsulas.

Se consideras difícil escolher as cores que vão fazer parte da paleta escolhida, podes optar por fazer pequenos conjuntos. Juntamos uma cor de realce nas suas tonalidades, com cores básicas ou neutras.

histórias de cor
Grupo 1
histórias de cor
Grupo 2

Não é difícil se começarmos a pensar o nosso armário nesta abordagem. O que temos que fazer é o seguinte:

TRABALHAR AS HISTÓRIAS DE COR
  • Vamos dividir a roupa que temos em subgrupos de acordo com a cor que têm. É mais fácil pendurares num charriot para que visualmente percebas esse equilíbrio de que te falava.
  • Para cada grupo, coloca lado a lado todas as partes de cima e também as de baixo. Aqui também terás que ter um equilíbrio. Imagina uma proporção de 3/1.
  • Depois intercala as peças. Pensa no exemplo de quando entras numa loja. Vais a um móvel e vês uma camisola bonita, olhas para baixo e vês uma saia que combinaria super bem, voltas a redireccionar o olhar e encontras, no mesmo móvel um top que, de certeza, iria ficar estupendamente bem com a mesma saia.
É este o gancho!
histórias de cor
Grupo 3
Vais conseguir tantas mini colecções de roupa, quantas cores decidas evidenciar.

Ao tratá-las por separado vais apreciar e perceber melhor que não tens que negar cor ao teu armário se realmente gostas e te faz sentir bem! Há muitíssimos estudos sobre teoria da cor e sobre psicologia das cores, se tiveres curiosidade podes ir dar uma vista de olhos aqui

Se for difícil saber intuitivamente que cores ficam bem com outras, trabalhar as histórias de cor é uma forma mais fácil e esquematizada e que agiliza também a tarefa da construção de um outfit.
TRABALHAR AS HISTÓRIAS DE COR

Quando já criaste os subgrupos, tenta montar algum look com uma peça de destaque com cor de realce e algum neutro que tenhas juntado nessa mesma selecção. Olha para os exemplos que tenho nas figuras abaixo. No Look 1 juntei peças do Grupo 1. Este grupo pode parecer que desobedece um pouco as “normas” que estabeleci para trabalhar as histórias de cor; como deves ter notado, misturo várias cores de realce. Mas, de qualquer forma, tento manter elementos de conecção entre as peças que conjuguei. Se notares, as camisas de flores apresentam diferentes tonalidades ou de verde ou de amarelo e depois estas nuances vão estabelecer as ligações com as restantes peças. 

O Look 2 resulta, por sua vez, da conjugação de peças do Grupo 2, um look monocromático que joga com os diferentes matizes de azul. 

histórias de cor
Look 1
histórias de cor
Look 2
TRABALHAR AS DIFERENTES HISTÓRIAS DE COR ENTRE SI

Agora vais tentar criar outfits misturando uma peça que colocaste num subgrupo com outra de outro subgrupo diferente. 

Se olhares para o Look 3, podes ver que juntei os calções azuis do Grupo 2 com uma camisa do Grupo 1.  O Look 4 também resulta da união de peças dos mesmos grupos, mas com um resultado totalmente diferente! As histórias de cor permitem isto, ir testando combinações de cores numa espécie de “tentativa e erro”. É uma maneira de trabalhar a cor que nos vai ajudar, a médio prazo, a agilizar e a fazer as combinações de uma maneira mais automática porque já interiorizamos o que pode ficar bem com quê. 

Mais exemplos: o Look 5 resulta da junção de uma peça do Grupo 2 com outra do grupo 3. Finalmente, o Look 6 resulta da mistura de uma peça do Grupo 1 com outra do Grupo 3. De notar que para este último outfit apenas utilizei itens com cores neutras e complementares, mas queria mostrar-te também algo assim para exemplificar estes ensaios das histórias de cor.

 

histórias de cor
Look 3
histórias de cor
Look 4
histórias de cor
Look 5
histórias de cor
Look 6

Neste artigo...

Como vês, a cor não é aquele bicho papão! Se perceberes e adoptares certas "técnicas", vai ser mais fácil ter aquele armário colorido que tu queres!

Obrigada por estares desse lado! Até à próxima!

Sara.

1 thought on “Histórias de cor: Dá colorido ao teu armário.”

  1. Pingback: Optimizar O Armário: 4 Etapas Que Te Podem Ajudar | A Capsula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *