A minha Cápsula de Inverno: 27+ itens

cápsula de Inverno

CÁPSULA DE INVERNO

Conhece a minha selecção de roupa para os dias mais frios!

Estamos mais ou menos a meio do Inverno e, por isso, penso que ainda vou a tempo de te mostrar a minha CÁPSULA DE INVERNO. O tempo frio, devo confessar, não é o meu favorito! Eu gosto de vestir por camadas, é bem divertido, mas é que parece que no Inverno só se aprecia mesmo o sobretudo! Também pensas o mesmo?

Aliado a não ser a minha estação favorita, o facto de nos vermos obrigados a estar tanto tempo em casa parece não ajudar muito a manter uma atitude positiva em relação ao que se veste. 

Precisamente por isso, e para contrariar o que de menos bom temos nas nossas vidas, decidi mostrar-vos aquilo que eu escolhi para vestir no meu dia-a-dia. Manter a normalidade e as rotinas é bom, acredita!

O destaque, como vem sendo habitual nas minhas cápsulas é para o conforto, e agora para manter o calor. As camisolas de lã estão em primeiro plano e, só depois é que acrescentei o resto de elementos. 

Depois claro está, o REAJUSTE E A ADAPTABILIDADE de peças para o ambiente caseiro também é algo a salientar. Por mais que eu goste de vestir certas peças de roupa, neste momento, não fazem sentido e, portanto, não estão incluídas nesta cápsula de Inverno. 

Contudo, algo que continua a fazer sentido para mim é fazer esta selecção sazonal de peças.

Mudar o guarda-roupa de estação para estação ajuda-me a manter uma relação saudável com a roupa que possuo, provoca-me uma sensação de novidade sempre que volto a usar aquilo que estava guardado e faz-me ser muito mais intencional em relação àquilo que necessito e aos meus hábitos de consumo.

A MINHA CÁPSULA DE INVERNO

CASACOS
  • Um blazer;
  • Dois sobretudos medianos;
  • Um sobretudo comprido;
  • Uma parka forrada a pêlo;
  • Uma parka impermeável;

A escolha resume-se ao que já tinha! Optei por um único blazer que posso vestir também debaixo de um dos sobretudos, se quiser. A parka impermeável é mesmo um must have aqui porque vivo num local muito chuvoso. 

cápsula de inverno
PARTES DE CIMA
  • Seis camisolas mais grossas;
  • Três camisolas mais finas;
  • Três casacos de malha;
  • Duas camisas;
  • Um hoodie;

Como já disse, o mais importante é manter-me confortável e quente e, por essa razão, a escolha recai nas malhas. Tenho três que são novas! Uma tricotada pela minha mãe e que foi presente de Natal, outra que comprei numa loja portuguesa e mais uma que comprei através da plataforma de segunda mão Vinted

Nota: Há uma escolha imensa de roupa de segunda mão na Depop, Etsy ou no Ebay. Atreve-te 😉

cápsula de inverno
cápsula de inverno
PARTES DE BAIXO
  • Uma saia;
  • Umas calças de ganga;
  • Três pares de calças de tecido;
  • Uns leggings de poli-pele; 

A minha intenção é substituir uma das calças de tecido – a de quadrados pretos e brancos e também os leggings. São duas peças já desgastadas e com bastante uso e a qualidade também não é a melhor.

De qualquer maneira, a máxima de "O ARMÁRIO MAIS SUSTENTÁVEL É AQUELE QUE JÁ TENS ", é algo que faz todo sentido para mim e mais nos tempos que correm.
cápsula de inverno
PALETA DE CORES

Uma paleta de cores na sua maioria neutra. As três cores que se encontram acima na imagem são das de realce.

As minhas cores básicas e complementares encontram-se, mais ou menos, na mesma proporção. 

Cápsula de Inverno

O que não se vê e o que eu não conto nas minhas cápsulas e, claro, também não contei nesta cápsula de Inverno:

  • T-shirts ou roupa interior que visto debaixo como uma primeira camada;
  • Lenços, cachecóis, jóias, calçado, malas;
  • Roupa de desporto, lounge e pijamas;

Sei que muitas gente defende contabilizar estes itens como parte das seleccões que fazem. Eu sou a favor de um armário cápsula freestyle, ahahaha!! Não acredito que algo muito formatado e restrito possa funcionar e por isso, eu resgato para o meu armário aquilo que faz sentido para mim neste momento. 

Talvez muitos pensem que estou a conspurcar o conceito de armário cápsula; a meu ver, o olhar pessoal de cada um e a utilidade aplicada continuam a falar mais forte.

Se estás a pensar em criar um armário cápsula estiveres e com dificuldade em fazer a tua própria selecção de roupa, eu aconselho-te a veres um artigo que fiz há um tempo atrás, sobre os factores que eu considero que são muito importantes para um armário cápsula bem sucedido. CLICA AQUI

Neste artigo...

Pudeste ver a roupa que escolhi para fazer parte da minha cápsula de Inverno. Como é evidente, não tenho muitas coisas novas nem sigo tendências. Impera sobretudo aquilo que a mim me faz sentir bem e confortável e ISSO É A MELHOR FÓRMULA, não achas?

Obrigada por estares desse lado! Até à próxima!

Sara.

2 thoughts on “A minha Cápsula de Inverno: 27+ itens”

  1. Sara, que maravilha de cápsula! Gostei imenso como a organizaste e acho que tens toda a razão : não existem regras estanques de como a construir porque só quem a vai vestir pode saber o que funciona para si. Por isso, parabéns por seres tão fiel ao teu estilo e não ás regras impostas 🙂
    Agora quero acompanhar esta cápsula na prática, estou á espera dos teus looks!

    1. Isabel!! Muito obrigada por teres vindo aqui ao meu cantinho e teres deixado esta mensagem 🙂 Gosto de passar a minha visão e acredito mesmo que com alguma dedicação o nosso armário pode ter um incremento muito positivo e que isso se reflecte a vários níveis. Esta roupa já anda a rolar desde Dezembro e tudo o que tem aparecido no meu feed de Instagram é com ela 😉 Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *