5 factores chave para um armário cápsula bem sucedido

factores chave

FACTORES CHAVE

a ter em conta para construíres o teu próximo  armário cápsula .

Ao falar de armário cápsula fala-se muito de essenciais, de must-have, de fórmulas que se podem seguir e de normas que se devem adoptar. A minha maneira free style de fazer cápsulas não obedece muito a estas estandardizações, mas vai beber à fonte! 

Não sei se tu já estás a pensar fazer uma cápsula para o Inverno. Se é algo que te ronda pela cabeça, fica a saber que se tiveres em conta estes factores chave, tudo se pode tornar mais fácil.

5 FACTORES CHAVE PARA UM ARMÁRIO CÁPSULA

CLIMA

É necessário ter em conta a estação do ano ou pelo menos o clima que supostamente vai fazer na temporada em que decidimos fazer a nossa cápsula. 

Sei bem que aquilo a que habitualmente chamávamos “estações do ano” agora é um ideia um pouco inadequada (devido principalmente ao estúpido impacto do homem, mas isso é outra conversa…). Mas mesmo assim, trata de definir um período temporal em que vás fazer a tua cápsula e tenta projectar no tempo aquilo que irás vestir. Portanto, o clima é um dos factores que determina e condiciona aquilo que vais vestir.

Parece que é uma banalidade falar do clima, uma conversa de circunstância mas, a verdade é que eu penso mesmo que este é um dos factores que deve ser tratado quando falamos de armário cápsula. Se fores ver o meu Instagram, falo-te muitas vezes do clima e de como moldo os meus conjuntos de acordo com os caprichos temporais. 

Se estiveres com demasiadas dúvidas, aconselho-te que optes por roupa intermédia e peças que possas usar em camadas.
factores chave
factores chave
CORES E ESTAMPADOS

Escolhe cores e/ou estampados que possas combinar bem entre si. A cor e os estampados são também um dos factores que deves ter em conta à hora de fazeres as tuas escolhas. Pensa que vais conviver com essa selecção no teu dia-a-dia. Não percas a cabeça naquele estampado lindo de flores que depois não vai combinar nada com as cores do resto de peças que escolheste!

Uma dica que te posso dar é:
  • os estampados clássicos – riscas, quadrados, bolinhas – são mais fáceis de combinar.
Outra dica:
  • por mais que se diga por aí que isso é aborrecido, as cores neutras conjugam-se com mais naturalidade… just sayin’.
Agora uma dica e um plus:
  • imagina que tens um par de calças em azul marinho. Qualquer top às riscas, seja quais forem as cores das riscas, vai combinar bem!!

EQUILÍBRIO

O equilíbrio é um dos factores mais importantes a ter em conta quando notas o teu armário cápsula. Aconselho-te a teres em atenção as partes de cima e as partes de baixo que colocas no teu roupeiro. 

Ás vezes, ou porque te entusiasmaste com uma peça que achaste linda ou porque tens uma tendência a adquirir um tipo de peças de roupa, ficas com um guarda-roupa manco! Quando te deres conta, tens um armário disfuncional. Deves ter em conta que, tanto porque se sujam mais ou porque estão mais próximas do nosso olhar, as partes de cima devem ser em maior quantidade. 

Podes experimentar o rácio de 3:1, por exemplo.

Além da tipologia de peças, as tuas escolhas também devem ter um equilíbrio noutros aspectos. Por exemplo, no ponto que referi acima: um equilíbrio nas cores – não, não vais precisar de dez pares de calças pretas. Mas, se o teu guarda-roupa é essencialmente de uma cor, encontra um equilíbrio visual, que se obtém ao optar por texturas diferentes. 

Equilíbrio nos volumes – tenta que possas ter também harmonia nos volumes das peças que escolhes. Lembra-te que essa harmonia se pode alcançar através dos acessórios. 

Queres que dediquemos um artigo só a este factor do EQUILÍBRIO?
factores
factores
ESTILO DE VIDA

É primordial ser realista e escolher as peças das nossas cápsulas tendo em conta as nossas actividades, compromissos e necessidades diárias. Se o teu trabalho é num ginásio é claro que vais precisar de dez pares de leggings e quinze hoodies. Se esse não for esse o caso… 

É melhor tentar escolher roupas que façam uma boa transição entre o trabalho e as atividades sociais e/ ou pós laborais.

Por exemplo, um vestido é aquela peça que tanto podemos vestir para ir trabalhar acompanhado de um blazer, para ir ao supermercado com uma camisola por cima e uns ténis confortáveis, ou com uma jaqueta e umas botas para aquele lanche com uma amiga.

O estilo de vida é, de entre todos os factores que abordo, aquele que não deves descurar porque, afinal de contas, deves vestir-te de acordo com a tua vida actual, respeitando as tuas necessidades reais e os teus gostos. 

factores
INTENCIONALIDADE
É uma palavra que resume bem o conceito de armário cápsula. Intencionalidade nos elementos que escolhemos, nas possíveis compras que iremos fazer, nos materiais que decidimos incorporar, na nossa paleta de cores, na forma como conjugamos os itens entre si.

Não sei se toda esta conversa te parece um pouco abstracta e gostarias de aprofundar um pouco mais sobre estes factores. Seja qual for o motivo, sempre podemos falar um pouco mais sobre este tema ou outros que possas ter dúvidas. Já viste o meu serviço Dip Your Toe?

Neste artigo...

Como vês, há factores que deves ter em conta antes de começares a preparar a tua cápsula. Se fizeres este estudo prévio, vais conseguir construir mais fácil e rapidamente o teu armário cápsula!

Obrigada por estares desse lado! Até à próxima!

Sara.

1 thought on “5 factores chave para um armário cápsula bem sucedido”

  1. Pingback: A Minha Cápsula De Inverno: 27+ Itens | A Capsula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *